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Quais as principais formas e locais de vendas para quem revende calçados?

Os revendedores de calçados vendem seus calçados através vários canais, mas os principais incluem venda direta, ecommerce, whatsapp, redes sociais e marketplaces.

Abaixo listamos e explicamos algumas das técnicas e dos locais mais utilizados por revendedores. Leia com atenção e verifique se é possível você incluir algumas dessas estrategias em suas vendas, pois dessa forma poderá expandir o seu negócio e deixa-lo mais lucrativo.

Venda direta

A venda direta é a mais tradicional e uma das principais formas que os revendedores utilizam para venderem calçados e fazem isso diretamente para os clientes, sem intermediários e de forma autônoma. Isso pode ser feito através de eventos de vendas, como feiras e exposições, ou através de visitas a domicílio, onde os revendedores visitam os clientes em suas casas para mostrar e vender os calçados, na maioria das vezes através de apresentações de catálogos ou amostras físicas.

Com a expansão e adesão de muitas pessoas ao aplicativo whatsapp, os revendedores têm desfrutado e aproveitado bastante essa ferramenta de comunicação para realizar suas vendas, pois facilita a divulgação e demonstração dos calçados através de fotos, vídeos e catálogos digitais.

Os revendedores que fazem venda direta são independentes e trabalham para si mesmos, geralmente usando uma estratégia de vendas baseada em networking e relacionamentos pessoais. Conhecer o máximo de pessoas ou ter acesso ao máximo de pessoas, é muito importante para ter sucesso com vendas diretas.

Alguns revendedores de venda direta trabalham para empresas que fornecem calçados e treinamento de vendas, e podem ganhar uma comissão sobre as vendas realizadas.

A venda direta pode ser desafiadora, pois os revendedores precisam encontrar seus próprios clientes e desenvolver suas próprias estratégias de vendas.

Comércio eletrônico

Vender calçados através de comércio eletrônico, loja ecommerce, é uma maneira popular que os revendedores utilizam para alcançarem seus clientes e aumentarem suas vendas. Existem duas principais opções para os revendedores de calçados que querem vender online: criar sua própria loja virtual ou usar plataformas prontas que podem ser alugadas.

Criar sua própria loja virtual é uma opção mais difícil para revendedores iniciantes, pois os custos com desenvolvimento e manutenção podem ser elevados, mas essa opção oferece total controle sobre a aparência e funcionalidade da loja

Usar plataformas prontas e que podem ser alugadas através de pagamentos mensais, é a opção mais fácil e rápida para os revendedores, pois essas plataformas geralmente são mais fáceis de usar e geralmente oferecem suporte técnico. No entanto, os revendedores terão menos controle sobre a aparência e funcionalidade de sua loja, e podem ser limitados nas opções de personalização.

Os revendedores também utilizam campanhas publicitárias, como Google Adwords e Facebook Ads, para atrair clientes potenciais para suas lojas. Então vender através de loja ecommerce pode se tornar custoso em relação aos investimentos de marketing, caso o site não tenha fontes de tráfegos orgânicos (visita ao site sem precisar pagar por elas). Caso seja necessário investir em marketing para gerar tráfego para o site, o revendedor deverá ter conhecimento para criar os anúncios ou contratar empresa/pessoas que prestam esse tipo de serviço. Vale ressaltar que apenas colocar a loja online no ar não é suficiente para realizar vendas, as vendas acontecem através de visitas ao site, é necessário ter visitantes.

Redes sociais

As redes sociais são uma excelente maneira de promover seus calçados, aumentar suas vendas, alcançar um público maior e atrair clientes através de postagens de fotos e vídeos de seus calçados, além de permitir criar e investir em campanhas publicitárias.

Escolha a rede social certa, pois cada rede social tem sua própria dinâmica e público-alvo, então é importante escolher a rede social certa para divulgar e expandir o seu negócio.

As mídias sociais, através de sua ampla exposição, permitem que os revendedores alcancem um público muito maior do que se eles só dependessem de sua loja online ou de vendas pessoais. Além disso, as mídias sociais permitem que os revendedores interajam com os clientes, respondam perguntas e criem relacionamentos duradouros. Isso pode ajudar a aumentar a confiança dos clientes e aumentar as chances de venda.

Uma forma de utilizar as mídias sociais é para divulgação de ofertas e promoções, o que pode aumentar as chances de venda, e também, pode-se capturar e realizar análise de dados, pois as mídias sociais oferecem uma variedade de ferramentas de análise de dados, que podem ajudar os revendedores a entender melhor seus clientes e ajustar sua estratégia de vendas.

As melhores mídias sociais para revender calçados incluem:

  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
  • Pinterest
  • Snapchat
  • Twitter
  • LinkedIn ( para revenda de calçados B2B)

Essas mídias sociais são as mais populares e oferecem as melhores oportunidades para alcançar e interagir com clientes potenciais. Cada uma tem suas próprias dinâmicas e funciona melhor para diferentes tipos de calçados e público-alvo.

Abaixo listamos algumas dicas de como aproveitar ao máximo o potencial das vendas através das mídias sociais, confira:

  • Utilize hashtags, pois as hashtags são uma ótima maneira de fazer com que as pessoas encontrem seus calçados e sejam expostas a eles.
  • Faça posts regulares e mantenha a consistência.
  • Crie um relacionamento com seus seguidores, interaja, responda perguntas, faça enquetes e mostre o seu conhecimento sobre o assunto. Isso fará com que os clientes se sintam mais confiantes em comprar de você.
  • Faça parcerias com outras marcas, bloggers e influenciadores para aumentar a exposição de sua marca e alcançar um público maior.
  • Invista em campanhas publicitárias, utilizando o recurso de anúncios pagos das redes sociais para alcançar um público maior e aumentar suas chances de vendas, além de divulgar seus calçados para mais pessoas e possíveis clientes.

Marketplaces

Os marketplaces como Mercado Livre, Shopee, OLX e Amazon são exemplos de canais populares para os revendedores de calçados, pois permitem que eles alcancem um público maior e aumentem as chances de venda.

Vender calçados em marketplaces pode ser uma ótima maneira de expandir suas vendas e alcançar novos clientes. Marketplaces são plataformas online onde vários vendedores podem se cadastrar e vender seus calçados para um público amplo e diversos.

Uma das principais vantagens de usar marketplaces é o amplo alcance de público. Eles são muito populares e têm uma grande base de clientes, o que significa que os revendedores podem alcançar mais clientes potenciais do que se estivessem vendendo apenas em sua própria loja online, e também, é muito mais fácil para os clientes encontrarem seus calçados em marketplaces, pois muitas pessoas procuram calçados específicos nessas plataformas, ao invés de procurar em lojas individuais.

Marketplaces são geralmente vistos como confiáveis porque são administrados por empresas bem estabelecidas e oferecem garantias de compra e políticas de devolução. Isso pode ajudar a aumentar a confiança do cliente em seus calçados. Além disso, vender em marketplaces pode ser menos trabalhoso do que manter uma loja online própria, mas também tem suas desvantagens, como ter que pagar taxas e comissões para a plataforma, e ter que competir com outros vendedores pelo espaço de visibilidade. Além disso, algumas plataformas oferecem opções de anúncio pago, o que pode ajudar a aumentar a exposição dos seus calçados.

Revendedores iniciantes utilizam os marketplaces como principais formas de realizar suas vendas, pois facilita bastante o trabalho, sendo necessário, na maioria das vezes, apenas o investimento em tempo para criações dos anúncios. Para aproveitar ao máximo o potencial dos marketplaces, é recomendado pesquisar e estudar sobre as técnicas de montagens de ótimos anúncios, lembre-se de utilizar as principais palavras nos títulos e descrições dos anúncios. Muitos iniciam as vendas por marketplaces e depois partem para lojas próprias.

Dropshipping

Dropshipping é uma forma de revenda onde o revendedor não mantém estoque de calçados, em vez disso, eles encaminham as ordens dos clientes diretamente para o fornecedor, que é responsável por enviar o produto para o cliente final. Ele pode ser uma ótima opção para revender calçados, pois permite que os revendedores comecem a vender sem ter que investir em estoque ou em infraestrutura para armazenar e embalar os calçados.

Uma das principais vantagens de usar dropshipping é a flexibilidade, pois os revendedores podem escolher entre uma variedade de fornecedores, calçados e preços, e adaptar sua estratégia de acordo com as necessidades do seu negócio, sem precisar se comprometer com grandes quantidades de estoque. Outra vantagem do dropshipping é a economia de tempo e dinheiro. Como os fornecedores estão responsáveis por armazenar e enviar os calçados, os revendedores não precisam se preocupar com essas tarefas, o que permite que eles se concentrem em outras áreas do negócio, como marketing e vendas.

No entanto, é importante notar que usar dropshipping tem suas desvantagens, como ter que lidar com possíveis atrasos nos envios ou problemas de qualidade dos calçados e possíveis desacordos com os fornecedores. Além disso, os revendedores precisam se esforçar para encontrar fornecedores confiáveis e garantir que os preços sejam competitivos para poder oferecer preços atrativos para os clientes. É importante também estar ciente de que os fornecedores podem mudar seus preços e termos sem aviso prévio, então os revendedores precisam estar preparados para ajustar seus preços e termos de acordo.

É possível utilizar essa estratégia para realizar vendas por vários canais, seja venda direta, ecommerce, redes sociais ou marketplaces. A diferença desse tipo de compra direto com o fornecedor, é que é possível comprar apenas 1 unidade e o fornecedor enviar o produto direto para o cliente final, diferente do atacado, que normalmente o revendedor receberia em seu endereço os calçados para depois realizar as entregas para os clientes. Os principais fornecedores estão preparados para aceitarem etiquetas de postagens diretamente do mercado livre, shopee, melhor envio e demais opções.

Foi possível perceber que cada forma de venda tem suas próprias vantagens e desvantagens, e o revendedor deve escolher a que melhor se adequa ao seu negócio.

É importante ressaltar que independente do local escolhido para realizar as vendas, os revendedores precisam investir em marketing e publicidade para atrair clientes e se destacar entre a concorrência, pois não é suficiente apenas oferecer calçados de qualidade com preços competitivos. É importante também fornecer uma boa experiência de compra para os clientes, incluindo uma boa comunicação e suporte ao cliente, e garantir que os calçados sejam entregues dentro do prazo prometido.

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